Núcleo de Educação Ambiental

O entendimento sobre a história geológica do planeta, o surgimento da vida na terra e o desenvolvimento dos ecossistemas em paralelo com a história do ser humano e seu desenvolvimento social, político e econômico, nos conduz à uma busca sobre o que é meio ambiente e sobre como nos identificamos nesse meio. Este fato revela a importância do desenvolvimento do saber ambiental, onde o ser humano internaliza e desenvolve a compreensão de si mesmo como elemento pertencente a um sistema complexo.

O Instituto O Pequeno Pajé entende e desenvolve a Educação Ambiental como uma prática para a abertura do terreno dos valores éticos, dos conhecimentos práticos e dos saberes tradicionais num processo educativo que favorece a harmonia entre o ser e o meio.

Cursos e Oficinas:

Germinação e cultivo: Vivências teóricas e práticas relacionadas as técnicas de propagação e cultivo de plantas.

Reutilização de materiais: Construção de objetos a partir de matéria prima de reutilização. Ex: brinquedos, tambores, cadernos, entre outros.

Compostagem: Vivências teóricas e práticas relacionadas às técnicas de produção de composto orgânico.

Alimentação saudável: Vivências de produção de receitas variadas com a finalidade de contribuir para hábitos alimentares saldáveis, preparo de temperos naturais e extração óleos essenciais.

Jardinagem: Vivências teóricas e práticas relacionadas à técnicas de paisagismo e jardinagem.

Construção de mini jardins e terrarios: Construção de pequenos sistemas de plantas, construído a partir de recipientes como vasos, aquários, vidros, entre outros.

Sistemas artesanais de captação da água de chuva: Construção de sistemas para coleta da água da chuva.

Solos e substratos: Vivências teóricas e praticas à cerca da formação estrutural do perfil do solo e suas características.

Palestras e rodas de conversa: 

Proposição do dialogo acerca de conceitos de fundamental importância para sociedade moderna e ainda pouco assimilados e discutidos pela população em geral. Levando a reflexões acerca destes temas de forma individual e coletiva. Ex: saber ambiental, sustentabilidade, alimentação orgânica, bioconstrução, destinação de resíduos, higiene pessoal entre outros temas.

Projetos especiais:

Formação de agentes jovens multiplicadores, implantação de hortas comunitárias orgânicas, revitalização de ambientes, entre outros.