Arte-educação

Núcleo de Arte-educação

O Instituto O Pequeno Pajé entende que a arte está para o nosso interior como a educação está para o nosso exterior. Isto é, o modo sensível e plástico que temos de perceber o mundo diz sobre o impulso artístico que vive dentro de nós. E a organização desse impulso para as intervenções que se faz no mundo se configura naquilo a que chamamos de processos educativos. O ponto de encontro entre a força estética criadora e a consciência dessas forças como agentes de transformação do mundo é o que caracteriza a Arte-Educação que acreditamos e praticamos.

Formação com Educadores 

Atividades de formação continuada para profissionais da educação que instrumentalizam o(a) educador(a) pelo despertar de suas forças criativas e do auto reconhecimento de sua individualidade em sua prática pedagógica, através de atividades artísticas e lúdicas.

Cursos e Oficinas:

Artes plásticas: pintura, desenho, escultura, instalações e contruções de objetos que conectam a criança com o meio e a ajudam na expressão de seus sentimos e reconhecimento do mundo.

Musicalização: sensibilização sonora para a percepção rítmica e musical que nasce do coração e expande para o exterior com a construção de instrumentos musicais com material reutilizável.

Experimentações cênico corporais: sensibilização para a consciência do corpo e a relação dele com o meio através de mini cenas e jogos teatrais.

Apresentações Artísticas

Desenvolvimento e apresentação de esquetes e peças educativas , contação de histórias e Intervenções brincantes que perpassam por questões da atualidade para uma maior compreensão da criança sobre o mundo do qual faz parte bem como estimulam o desenvolvimento do espírito lúdico no ser.

Palestras e rodas de conversa

Reflexões, indagações e proposições sobre diferentes temas para um pensar e agir em transversalidade com a arte e para a prática de uma educação para a vida desde a infância até a terceira idade.